"Ouvir o mercado nunca é demais, sobretudo escutando o que os clientes atuais e os clientes potenciais tem a dizer."
"A definição moderna de marketing é construir relacionamentos, com fornecedores, clientes e consumidores, é a busca permanente para a construção de parcerias, pois a conquista de um novo cliente custa cinco a dez vezes mais do que um cliente atual." p. 69
E é com estes alinhamentos que sigo no capítulo "Foco no cliente ou foco do cliente?" do livro Marketing de Serviços Financeiros de Cobra.
Como impedir perdas de clientes?
- Benefícios financeiros: como as campanhas de fidelização de clientes com base em programas de compra frequente.
- Benefícios sociais: campanhas que premiam a fidelidade à base da concessão de benefícios sociais.
- Benefícios estruturais: concessões de equipamentos a clientes.
- Agregar valor ao produto ou ao serviço ofertado, oferecer além das condições básicas. O valor só existe quando é percebido.
- Clientes cada vez mais atualizados e imponentes tem dois recursos importantes e interdependentes: tempo e informação.
- Com a morte da distância, as pessoas poderão comprar quaisquer produtos ou serviços de qualquer parte do mundo sem mesmo sair de casa.
O que buscam?
- Tarifas baixas;
- Qualidade alta;
- Serviços personalizados;
- Tecnologia inovador de produtos e serviços financeiros;
- Marketing personalizado, ou seja, direcionando para cada cliente;
- Alto valor agregado aos produtos e serviços buscados.
Permaneça competitivo:
- Repense a empresa a partir de seu cliente e não de seus serviços;
- Fique perto de seu cliente;
- Observe tendências em seu mercado;
- Introduza melhorias em seus produtos e serviços;
- Busque ideias novas.
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COBRA, Marcos. Marketing de Serviço Financeiro. 2ª ed. Cobra: Editora e Marketing, 2003.
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